RECEITA FÁCIL

PUDIM DE LEITE


INGREDIENTES

Pudim

1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite líquido integral
3 ovos

Calda

1 xícara (chá) de açúcar
1/2 de xícara de chá de água fervendo

MODO DE PREPARO

Calda

Na própria fôrma de pudim (20 cm de diâmetro) junte 2 xícaras (chá) de açúcar e 1/2 xícara (chá) de água e leve ao fogo médio até derreter e ficar com cor de caramelo. Vá mexendo a fôrma de uma lado para o outro com a ajuda de uma luva térmica de tempos em tempos, para não grudar. Nunca mexa com uma espátula ou colher, pois a calda irá criar umas "pedrinhas de açúcar" e será mais difícil desmanchar. Cuidado: O caramelo tem uma temperatura muito alta, onde pode ocasionar queimaduras, tenha muito cuidado e use luvas protetoras.

Retire do fogo, e agora sim com a ajuda de espátula, espalhe bem por toda fôrma e reserve.

Pudim

Em uma tigela encorpore os ingredientes com a ajuda de um fouet ou uma colher, passe os ovos na peneira para não ficar com cheiro de ovo.

Despeje na fôrma reservada (tem que ser fôrma própria para pudim, ou seja sem furo central). Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Após isso, retire do forno e coloque o pudim na parte de cima do fogão, retire o papel alumínio e deixe por mais 30 minutos em fogo baixo e banho-maria o fogão, para que o pudim possa dourar. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Solte as laterais com a ajuda de uma faca. Desenforme e sirva a seguir.

DICAS:

- A fôrma para pudim é única que pode ser usada, para que ele asse uniforme e fique durinho. A fôrma é redonda, com o centro elevado, mas SEM furo central.
- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
- Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama. Coe a mistura com uma peneira ou com uma colher retire a espuma na parte superior a mistura.


Tempo de Preparo: 2h20min
Rendimento: 16 porções


Receita fácil - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

BAURU DE FORNO