RECEITA FÁCIL

BOLO XADREZ COM COBERTURA DE BRIGADEIRO



INGREDIENTES

Brigadeiro:

2 latas de leite condensado (790g)
2 colheres (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de chocolate em pó
400g de creme de leite

Massa:

6 ovos
2 xícaras de leite
4 colheres (sopa) de manteiga derretida
5 xícaras de farinha de trigo peneirada
2 xícaras de açúcar
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de chocolate em pó

Decoração:

Granulado ou Frutas vermelhas picadas a gosto

MODO DE PREPARO

Na panela, coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, mexa bem e acrescente o creme de leite. Reserve.

Em uma tigela, junte os ovos com o leite e a manteiga. Misture bem e adicione a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre para não empelotar.

Em seguida, acrescente o açúcar e mexa novamente. Por último, junte o fermento e divida a massa em duas partes iguais. Em uma das partes, acrescente o chocolate em pó e misture bem.

Unte e enfarinhe duas assadeiras retângular iguais. Coloque as massas em cada uma e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 30 minutos. Espere esfriar e desenforme.

Corte as duas massas ao meio no sentido longitudinal*, apare as bordas e fatie em tiras iguais. Monte o bolo xadrez, intercalando tiras de bolo branco com as tiras de bolo de chocolate. Use o brigadeiro reservado para “colar” os pedaços.

Cubra o bolo por inteiro usando o restante do brigadeiro e finalize decorando com granulado ou com frutas vermelhas picadas. Sirva a seguir.

Bom apetite!

*Longitudinal: Cujo sentido é o mesmo do comprimento de alguma coisa. Ou seja, corte do começo ao fim no sentido do comprimento da assadeira retângular.

Tempo de preparo: 45min
Rendimento: indeterminado


Receita fácil - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

BAURU DE FORNO