RECEITA FÁCIL

LÍNGUA AO VINHO TINTO


INGREDIENTES

1 língua suja (cerca de 900 g)
Água temperada com 1 colher (chá) de sal e 3 folhas de louro
1/2 colher (sopa) de óleo
1/2 colher (sopa) de alho picado
1 xícara (chá) de cebola picadinha (150 g)
1 e 1/2 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes picadinho (300 g)
2 xícaras (chá) de vinho tinto seco (500 ml)
1 colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída a gosto
4 xícaras (chá) de água (ou até cobrir a língua)
4 batatas inglesas

MODO DE PREPARO

Em uma panela de pressão coloque 1 língua suja, água temperada com 1 colher (chá) de sal e 3 folhas de louro o suficiente para cobrir a língua e leve para cozinhar por 30 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, retire a pressão da panela e tire toda a pele grossa da língua. Descarte a água do cozimento e a pele.

Na mesma panela de pressão aquecida coloque 1/2 colher (sopa) de óleo, 1/2 colher (sopa) de alho picado, 1 xícara (chá) de cebola picadinha e deixe refogar rapidamente até dourar levemente (cerca de 3 minutos). Acrescente 1 1/2 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes picadinho, mexa e junte 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco e deixe o álcool evaporar (cerca de 1 minuto).

Volte com a língua para a panela, acrescente 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino moída a gosto, 4 xícaras (chá) de água, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora após pegar pressão. Desligue o fogo, retire a pressão da panela e a língua de dentro do caldo e deixe esfriar (cerca de 20 minutos).

Fatie a língua já fria, volte com ela para a panela com o molho, acrescentas as batas inglesas cortadas ao meio com casca e deixe cozinhar em fogo baixo até o molho encorpar (10 minutos).

Sirva em seguida acompanhado de arroz branco.

Tempo de preparo: 1h40min
Rendimento: 4 porções


Receita fácil - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

BAURU DE FORNO