RECEITA FÁCIL

BLINI (PANQUEQUINHAS RUSSAS)


INGREDIENTES

Blini
170 ml de leite (3/4 xícaras chá rasas)
50 g de manteiga picada (14 xícara de chá)
2 gemas
Sal a gosto
175 g de farinha de trigo (1 1/4 xícara de chá)
5 g de fermento seco
2 claras batidas em neve

Buttermilk
Suco de 1/2 limão (30 ml)
90 ml de leite (1/4 xícara de chá + 2 colheres de sopa)

Sour Cream caseiro
1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
1 1/2 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de leite em pó

MODO DE PREPARO

Sour Cream caseiro
Em uma batedeira coloque 1 xícara (chá) de creme de leite fresco gelado, 1 ½ colher (sopa) suco de limão, 1 colher (sopa) de leite em pó e bata até ficar em ponto de chantilli. Desligue a batedeira e utilize em seguida.

Sour Cream por ser um creme azedo é parecido com o iogurte natural. Ele é feito a partir do creme de leite fresco que é deixado para azedar com suas próprias bactérias. Ele é mais denso que o creme de leite e na versão industrializada é obtido com o creme de leite pasteurizado junto com uma cultura de bactérias, até que fique grosso e azedo.

Buttermilk
Em uma tigela coloque suco de 1/2 limão, 90 ml de leite, misture e deixe descansar por 10 minutos.

Buttermilk é o resíduo do processo da manteiga. No Brasil, conhecemos esse produto como leitelho, que nada mais é que um leite coalhado. É responsável em dar leveza e fofura a pães, bolos e panquecas.

Blini
Em uma panela coloque 170 ml de leite, 50 g de manteiga picada e leve ao fogo médio para aquecer. Retire do fogo, adicione 2 gemas, o buttermilk (feito acima), sal a gosto, misture e reserve.

Coloque em uma tigela 175 g de farinha de trigo, 5 g de fermento seco e misture. Adicione lentamente a mistura de leite (reservada acima), misturando bem com um batedor de arame e deixe descansar por 1 hora coberto com um pano. Adicione na massa 2 claras batidas em neve e misture.

Em uma frigideira antiaderente em fogo médio untada com manteiga coloque 1 colher (sopa) da massa (feita acima) e deixe até formar bolhinhas na superfície da massa (+/- 3 minutos). Com uma espátula vire a massa e deixe por + 30 segundos. Repita o mesmo procedimento até terminar a massa. Sirva em seguida com creme azedo Sour Cream, com a ajuda de uma colher coloque o Sour Cream e o que preferir bem delicadamente por cima da Blini.

DICAS:

- Você pode servir a Blini com caviar, tomates e pepinos picadinhos em cubos, pepinos passados na manteiga, azeitonas e alcaparras misturadas, pasta de ovos, maionese de sardinha, lascas de parmesão, ovas de salmão, presunto de parma crú ou bacon fatiado desidratado no microondas. Basta cortar tudo delicadamente e caprichar na decoração.

Tempo de preparo: 30min
Rendimento: 70 unidades (+/- 5 cm de diâmetro)


Receita fácil - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

BAURU DE FORNO